Licenciatura em História
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Filosofia
Modalidade: Licenciatura
Número de vagas: 45 (quarenta e cinco) vagas
Turno: Diurno
Oferta: Semestral
Tempo mínimo para conclusão do Curso: 8 períodos
Telefone: 75*3161-8092
E-mail: colhis@uefs.br
Site: www.historia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo VII, Campus Universitário
O Curso na UEFS
O Curso de Licenciatura em História da UEFS foi implantado em 1986. O Currículo atualmente vigente no semestre letivo 2021.1 totaliza 3.335 horas. A maior parte dos docentes do Curso é composta de mestres e doutores. O Curso apresenta também oportunidades para engajamento em grupos de estudo, laboratórios e centros de pesquisa, dentre os quais citamos: CEDOC (Centro de Documentação e Pesquisa); CPR (Centro de Pesquisas da Religião); GEPENH (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História); Grupo de Estudos Interdisciplinares Sobre Gênero Nina Simone; Grupo Gênero, Cultura, Poder e Territórios; HISTEICE (História da Educação, Infância e Cultura Escolar); LABELU (Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais); LECADIA (Laboratório de Estudos Conexões Atlânticas Diáspora Africana, Culturas Afro-brasileira e Indígena); NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). E para investir na formação docente, tem participação no PIBID e na Residência Pedagógica, dois programas do Ministério da Educação.
Campos de Atuação
A Licenciatura em História da UEFS forma professores. Portanto, o principal campo de atuação dos egressos é o magistério em instituições de ensino fundamental e médio. Contudo, a aprovação da Lei Federal n.º 14.038, de 17 de agosto de 2020, que regulamenta a profissão de Historiador, abriu novas oportunidades ao graduado em História. Este pode exercer também as seguintes atribuições: “organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História; planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica; assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos (Lei Federal 14.038 de 17/08/2020)”. Arquivos, museus, dentre outros, tornaram-se legítimos de atuação de historiadores habilitados em sua equipe de trabalho.
Perfil Profissional do Egresso
A expectativa é que o graduado em Licenciatura em História saiba promover diálogos e estabeleça correlações entre ensino e pesquisa, teoria e prática, cultura histórica e campo do conhecimento histórico. Dessa forma, estará instrumentalizado para interpretar cientificamente as complexas e dinâmicas relações estabelecidas na sociedade, nos âmbitos regional, nacional e internacional. Pretende-se a formação de um profissional que reúna, dentre outras, as seguinte competências e habilidades: dominar diferentes concepções teórico-metodológicas que referenciam a investigação e a análise dos processos históricos; compreender, nas múltiplas experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; discutir as problemáticas atuais, refletindo criticamente sobre a inserção dos indivíduos nos diferentes grupos sociais, bem como sua própria atuação enquanto sujeito histórico; estabelecer o diálogo entre a História e outras áreas das ciências humanas; desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão; conhecer e saber utilizar recursos tecnológicos e de linguagens nas diferentes dimensões da sua prática profissional; dominar os conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem em todos os níveis e nas diversas modalidades de ensino.