Bacharelado em Agronomia

agronomia

Área de conhecimento: Ciências Naturais e da Saúde
Modalidade: Bacharelado
Número de vagas: 45 (quarenta e cinco) vagas
Turno: Diurno
Oferta: Semestral
Tempo mínimo para conclusão do Curso: Semestral
Telefone: Semestral
E-mail: colagro@uefs.br
Site: www.agronomia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA 15),
Módulo I, Campus Universitário

O curso na UEFS:

O curso de agronomia da UEFS teve início no ano de 2012 e faz parte do Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO) que possui seis (6) áreas de conhecimento, sendo este denominado de Área VI. As aulas são classificadas como teóricas e práticas, sendo as primeiras realizadas, principalmente, no Pavilhão de Aulas Teóricas (PATs) – Módulo 1 e Pavilhão de Aulas (PAVs), e as práticas realizadas no Horto Florestal da UEFS, no Centro de Agroecologia Rio Seco (CEARIS), na Estação experimental de horticultura, e no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Portal do Sertão e também durante viagens de campo. Busca oferecer qualificação profissional diferenciada, que contemple a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão e maior integração entre a UEFS e o universo dos agricultores, sobretudo do semiárido baiano.

 

Campos de Atuação:

O agrônomo pode atuar em fazendas e cooperativas do setor agrícola e de produtos animais, além disso, também em empresas privadas ou públicas, indústrias, instituições financeiras que tenham negócios ligados à atividade rural. Também pode atuar na área de ensino, pesquisa e extensão em cursos de tecnologia agropecuária, ensino superior, pós-graduação, institutos de pesquisa e comunidades rurais tradicionais. Em qualquer área que deseje atuar, o trabalho vai exigir da(o) profissional o contato diretamente ligado ao campo, principalmente com a(o) produtora(or) rural.

 

Perfil do Profissional:

O egresso do curso de Bacharelado em Agronomia estará apto a atuar na geração de tecnologias para produção agropecuária, principalmente para as áreas do semiárido nordestino, com foco para a integração lavoura e pecuária, bem como na utilização racional e integrada dos recursos naturais e aproveitamento de subprodutos, assegurando qualidade aos produtos, eficiência produtiva e respeito ao meio ambiente.