Bacharelado em Ciências Biológicas

bacharelado em ciência biológicas

Área de conhecimento: Ciências Naturais e da Saúde
Modalidade: Bacharelado
Número de vagas: 25 (vinte e cinco) vagas
Turno: Diurno
Oferta: Semestral
Tempo mínimo para conclusão do Curso: 9 períodos
Telefone: 75*3161-8022
E-mail: colbio@uefs.br
Site: www.biologia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA 14), Módulo I, Campus Universitário

O curso na UEFS:

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UEFS aborda conteúdo na vasta área de conhecimento da biologia. As disciplinas são essencialmente de natureza teórico-práticas e de campo. Nessas disciplinas, os discentes discutem os temas relacionados à prática profissional e à formação direcionada ao pesquisador da área de Biologia. No Curso, os discentes têm a oportunidade de uma formação mais direta e próxima com profissionais de alta expertise e formação acadêmica científica, os quais lhe inserem na rotina laboral da pesquisa biológica.

 

Campos de Atuação:

O biólogo bacharel tem um amplo campo de trabalho muito amplo, podendo atuar em instituições muito diversificadas como Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Indústrias, Hospitais, Laboratórios, Jardins Zoológicos e Botânicos, Museus, Reservas Ecológicas, dentre inúmeras outras. No entanto, o exercício dessa modalidade depende do currículo efetivamente cursado. Poderá atuar como pesquisador/técnico na área da Biologia (ou outras a ela correlacionadas) em: pesquisa, consultoria, perícia, assessoria, emissão de laudo técnico, inventário, planejamento, orientação, direção, arbitramentos dentre outros, desde que autorizado pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio).

 

Perfil do Profissional:

As bases do curso de formação do Bacharel em Ciências Biológicas levam à formação de um profissional crítico, ético, com fundamentação teórica adequada e com base sólida para uma ação competente. Esse profissional é ainda consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, e na gestão ambiental. Será um profissional apto a atuar com flexibilidade frente à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua. Importante ressaltar que a consciência de ter responsabilidade como educador não é atributo exclusivo da formação do licenciado, mas de todo profissional que exerce atividade de liderança seja como pesquisador ou técnico de alto nível.