Bacharelado em Ciências Econômicas

Bacharelado em Ciências Econômicas

Área de conhecimento: Bacharelado
Modalidade: 45 (quarenta e cinco) vagas
Número de vagas: 45 (quarenta e cinco) vagas
Turno: Noturno
Oferta: Semestral
Tempo mínimo para conclusão do Curso: 10 períodos
Telefone: 75*3161-8050
E-mail: coordena.economia@uefs.br
Site: www.economia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo II, Campus Universitário

O curso na UEFS:

O Curso foi criado em 1976 e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 874/86, de 19 de dezembro de 1986. O primeiro currículo do Curso vigorou até 1985. O segundo currículo seguiu a reforma curricular estabelecida no âmbito da Resolução nº 11/84, de 26 de junho de 1984. Após mais de vinte anos em vigor, esse currículo foi reestruturado em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Ciências Econômicas (Resolução CNE/CES 4/2007).

 

Campos de Atuação:

O economista pode desempenhar sua formação em diversos campos: mercado financeiro, no setor executivo empresarial, como consultor técnico, em instituições governamentais, no terceiro setor, na área de ensino, pesquisa e extensão acadêmica, dedicando-se à análise, desenvolvimento e aplicação de métodos científicos em universidades e instituições de pesquisa públicas e privadas.

 

Perfil do Profissional:

O egresso do Curso de Ciências Econômicas da UEFS estará apto a exercer suas funções com padrões de excelência, considerando um conjunto de competências (conhecimento, habilidade e atitute) imprescindíveis ao desempenho profissional. Conhecimentos: Teóricos para compreender questões científicas, técnicas, sociais e políticas relacionadas com a economia; Históricos para interagir e opinar diante das transformações político-econômicas e sociais, contextualizadas no desenvolvimento humano; Quantitativos para a elaboração e análise de modelos econômicos e financeiros. Habilidades: Desenvolver raciocínios logicamente consistentes; Elaborar pareceres, relatórios, análises e textos na área econômica; Utilizar conceitos teóricos para analisar situações históricas concretas; Empregar métodos quantitativos na análise dos fenômenos socioeconômicos; Usar conhecimentos históricos para analisar situações concretas; Trabalhar em equipes multidisciplinares. Atitudes: Consciência social crítica indispensável ao enfrentamento de situações emergentes na sociedade politicamente organizada; Introjeção de valores e de responsabilidade social; Capacidade de tomar decisões e encontrar soluções para problemas em uma realidade diversificada e em transformação.