Bacharelado em Engenharia de Alimentos

Site: www.alimentos.uefs.br
Localização do Colegiado: Sala 32, LABOTEC 2 - Módulo III

O Curso na UEFS

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos foi ofertado pela primeira vez no ano de 1999 e já conta com mais de 250 (duzentos e cinquenta) Engenheiros de Alimentos, ex-alunos da UEFS. O Curso surgiu do potencial da região do semiárido no setor agroalimentar e da disponibilidade da UEFS na formação de mão de obra especializada para atender às demandas deste setor, além de se caracterizar como interface da cessão de tecnologia por meio de projetos de extensão, sobretudo direcionados à agregação de valor aos produtos manufaturados neste bioma.

Campos de Atuação

O Engenheiro de Alimentos formado na UEFS pode atuar nos passos da cadeia produtiva de alimentos, desde a elaboração de formulações até o armazenamento, passando pela escolha e recepção da matéria prima, fabricação, armazenamento, transporte dos produtos e vida de prateleira. Definir a forma, o sabor, a cor e a consistência dos produtos, visando o controle das condições que proporcionam padrões de qualidade desejados, a melhor forma de armazenamento, acondicionamento e preservação dos produtos. Atuar também em projeto de embalagens e aproveitamento de resíduos e desenvolver tecnologias limpas para o setor industrial.

Perfil Profissional do Egresso

O egresso do Bacharelado em Engenharia de Alimentos da UEFS terá visão sistêmica da área de formação e sua inter-relação com áreas correlatas, sob o ponto de vista tecnológico, social, econômico e ambiental, ser criativo, capaz de pesquisar; ter senso crítico; atuar em equipe; capaz de gerenciar e liderar pessoas e ter ética profissional; pleno domínio sobre qualidade total e segurança dos alimentos e adotar normas de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente. Ser, portanto, um “engenheiro do mundo”, consciente do seu papel como agente de desenvolvimento econômico e social.