Bacharelado em Engenharia de Computação

Telefone: 75*3161-8385
E-mail: ccecomp@ecomp.uefs.br
Site: www.ecomp.uefs.br
Localização do Colegiado: Laboratório de Tecnologia (LABOTEC 3), Módulo III, Campus Universitário

O Curso na UEFS

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação na UEFS é ofertado desde o ano de 2003. O Projeto Pedagógico do Curso foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) em dezembro de 2002 e autorizado pelo Conselho Universitário (CONSU), com oferta de 30 (trinta) vagas anuais a partir de 2003. A partir do processo seletivo do ano de 2006, passaram a ser oferecidas 40 (quarenta) vagas anuais, com ingresso no primeiro processo seletivo do ano. Em 2010, o Curso foi reconhecido pelo Decreto Estadual n.º 12.177/2010 após avaliação pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Ainda em 2010, o número de vagas foi ampliado para 80 (oitenta) vagas anuais, sendo oferecidas 40 (quarenta) vagas por semestre. Em 2018, a renovação de reconhecimento do Curso foi obtida pelo Decreto Estadual n.º 18.396/2018 do Governador do Estado da Bahia após avaliação pelo CEE.

Campos de Atuação

O egresso do Curso de Engenharia de Allimentos poderá assumir as seguintes funções: Diretor (de área tecnológica, de tecnologia de informação, etc.); Gerente (de tecnologia, de suporte, de sistemas, de desenvolvimento, de redes, etc.); Coordenador (de projetos, de sistemas, de suporte, etc.); Analista (de sistemas, de suporte, de banco de dados, de negócios, etc.); Projetista (de hardware, de software, de sistemas, de redes, de banco de dados, etc.); Engenheiro (de computação, de hardware, de software, de sistemas, de redes, etc.); Desenvolvedor (de sistemas, de software, etc.); Consultor (de tecnologia de informação, etc.); Empreendedor; Pesquisador; Professor.

Perfil Profissional do Egresso

O Engenheiro de Computação deve ter uma sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.