Bacharelado em Filosofia

Telefone: 75*3161-8513
E-mail: colfilosofia@uefs.br
Site: www.filosofia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA), Módulo VII, Campus Universitário

O Curso na UEFS

Inicialmente, o Curso de Bacharelado em Filosofia foi aprovado em 2010, com início de funcionamento em 2011, o Curso genérico de Filosofia, com o discente devendo fazer posteriormente uma escolha de modalidade entre Licenciatura e Bacharelado. Em 2018, foi aprovado o Projeto específico de Bacharelado em Filosofia, separado da Licenciatura em Filosofia, com entradas semestrais. O aluno do Bacharelado tem a prerrogativa posterior de reingressar na modalidade Licenciatura, após a conclusão do Curso na modalidade Bacharelado. A nova modalidade começou a funcionar desde o semestre letivo 2019.1.

Campos de Atuação

Numa perspectiva mais frequente, o Curso de Bacharelado em Filosofia visa preparar o aluno para a pesquisa e o magistério superior, capacitando o indivíduo para o ingresso em cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) que contemplam a produção de trabalhos científicos a partir de estudos aprofundados em Filosofia. Para além disso, as habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de textos abrem possibilidades profissionais no mercado editorial, sobretudo no campo de tradução e crítica de obras clássicas.

Perfil Profissional do Egresso

O Bacharel em Filosofia deverá ter domínio do conhecimento filosófico que contemple a necessária correlação com os aspectos sócio-históricos inerentes às mais diversas esferas humanas, como a linguagem, a política, a ciência, a lógica, a arte, entre outros, sendo capaz de emitir juízo abalizado em questões de Filosofia especulativa e prática de oferecer parecer sobre produção filosófica e saberes afins, assim como atuar em práticas efetivas da pesquisa em Filosofia.