Bacharelado em Física

Telefone: 75*3161-8219
E-mail: colfis@uefs.br
Site: www.fisica.uefs.br
Localização do Colegiado: Anexo do Módulo Administrativo (MA), Módulo V, Campus Universitário

O Curso na UEFS

O Curso de Bacharelado em Física da UEFS foi criado em 1999 para responder a uma demanda social de profissionais com perfil de pesquisador em ciências básicas e aplicadas – uma necessidade do estado da Bahia revelada através de estudos realizados em 1996.

Campos de Atuação

Os egressos do Curso de Bacharelado em Física, em geral, não enfrentam dificuldades para atuarem profissionalmente. O Bacharel em Física é um profundo conhecedor das leis da física e do cálculo, o que lhe permite atuar em diversos ramos da ciência, como econofísica, em bancos, no mercado de ações, na física aplicada à medicina e biologia, em usinas nucleares, no planejamento e monitoramento de instalações e equipamentos radioativos, etc. Pode atuar também em laboratório de pesquisa de novos materiais, filmes finos, nanomateriais, microdispositivos, sensores, na indústria, etc.

Perfil Profissional do Egresso

O Curso de Bacharelado em Física da UEFS forma profissionais com o perfil de físico-pesquisador, um profissional com formação sólida em física básica (teórica e conceitual). O físico-pesquisador estuda as relações entre matéria, energia e suas transformações, suas propriedades e as leis que regem suas interações. Pode especializar-se em diversas áreas, como acústica, óptica, física-médica, astrofísica e física nuclear. Deve desvendar, conhecer, modelar e aplicar as leis da física na busca do seu entendimento e ou na solução de questões práticas (engenharia) e problemas da vida cotidiana.