Licenciatura em Ciências Biológicas

licenciatura biologia

Área de conhecimento: Ciências Naturais e da Saúde
Modalidade: Licenciatura
Número de vagas: 31 (trinta e uma) vagas
Turno: Diurno
Oferta: Semestral
Tempo mínimo para conclusão do Curso: 9 períodos
Telefone: 75*3161-8022
E-mail: colbio@uefs.br
Site: www.biologia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA 4), Módulo I, Campus Universitário

O curso na UEFS:

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEFS compreende um conjunto de componentes curriculares que prepara e capacita o egresso para atuar na sua formação. As disciplinas são essencialmente de natureza teórico-práticas, nas quais são tratados os temas relacionados à prática docente e à formação direcionada ao professor de Biologia e Ciências. Os docentes do curso têm alta expertise em suas respectivas áreas de atuação, e são doutores em maioria. O curso tem total integração com a rede de ensino estadual, de modo que parte de suas atividades são desenvolvidas nas escolas da rede.

 

Campos de Atuação:

O Licenciado em Ciências Biológicas tem um campo de trabalho muito amplo, podendo atuar para além da Educação Básica (espaço escolar) em instituições muito diversificadas (espaços não escolares) como Instituições de Ensino Superior, Institutos de Pesquisa, Indústrias, Hospitais, Jardins Zoológicos e Botânicos, Museus, Reservas Ecológicas, dentre inúmeras outras. As redes municipais e estaduais de ensino e educação são as áreas de maior absorção dos egressos do curso.

 

Perfil do Profissional:

Os profissionais da educação devem exercer o magistério da educação em suas etapas e modalidades de educação e em outras áreas – como as Ciências Biológicas – nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino. Assim, o Licenciado em Ciências Biológicas estará preparado para compreender também sua a atuação e participação na organização e gestão de sistemas de educação e de instituições de ensino, quer no planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas e experiências educativas, bem como na produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico das áreas específicas do campo educacional.