Licenciatura em Filosofia

filosofia-licenciatura

Área de conhecimento: Ciências Humanas e Filosofia
Modalidade: Bacharelado
Número de vagas: 35 (trinta e cinco) vagas
Turno: Noturno
Oferta: Semestral
Tempo mínimo para conclusão do Curso: 8 (oito) períodos
Telefone: 75*3161-8513
E-mail: colfilosofia@uefs.br
Site: www.filosofia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA), Módulo VII, Campus Universitário

 

O Curso na UEFS

Inicialmente, foi aprovado em 2010, com início de funcionamento em 2011, o Curso genérico de Filosofia, com o discente devendo fazer posteriormente uma escolha de modalidade entre Licenciatura e Bacharelado. Em 2018, foi aprovado o projeto específico de Licenciatura em Filosofia, separado do Bacharelado em Filosofia, com entradas semestrais. O aluno de Licenciatura tem a prerrogativa posterior de fazer reingresso na modalidade bacharelado, após a conclusão do Curso na modalidade licenciatura. A nova modalidade começou a funcionar desde o semestre letivo 2019.1.

 

 

Campos de Atuação

Por definição se reserva ao licenciado o exercício da docência nos ensinos fundamental e médio; porém, é possível que a opção seja pela carreira acadêmica e, neste caso, o licenciado, tal como o bacharel em Filosofia, poderá fazer pós-graduação na área, habilitando-se para lecionar em diversos cursos superiores que possuam componentes curriculares de seu curso. Para além disso, a formação ampla do curso possibilita a inserção em concursos de nível superior e outras atividades favorecidas pelo desenvolvimento crítico e argumentativo da formação.

 

 

Perfil Profissional do Egresso

O licenciado deverá ter domínio do conhecimento filosófico que contemple não apenas aspectos educacionais estritamente, mas também a necessária correlação com os aspectos sócio-históricos inerentes às mais diversas esferas humanas, como a linguagem, a política, a ciência, a lógica e as artes. Além disso, espera-se uma vocação pedagógica que o habilite para enfrentar os desafios contidos na formação dos jovens no ensino fundamental, médio e superior, possibilitando um despertar para a reflexão filosófica, pensamento inovador, crítico e independente.