Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa

Telefone: 75*3161-8053
E-mail: colet.uefs@gmail.com
Site: www.letrasvernaculas.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA), Módulo II, Campus Universitário

O Curso na UEFS

O Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas foi criado em 1976, como um dos primeiros Cursos da UEFS, sendo, mais tarde, renomeado para Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa. A Universidade Estadual de Feira de Santana integra-se ao conjunto das demais instituições superiores de ensino existentes no Brasil, no sentido do cumprimento do desafio da formação, em nível superior, de professores que possam atuar competentemente na transformação proposta pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a Educação Básica, mediante a proficiência em Língua Portuguesa e a formação pedagógica específica e apropriada a professores de línguas e culturas.

Campos de Atuação

O exercício profissional do licenciado em Letras: Língua Portuguesa está mais diretamente voltado para a atuação como professor na educação básica, nos domínios público e privado. Há ainda a possibilidade de atuação desse profissional na revisão de textos, desenvolvimento e análise de material didático e de técnicas pedagógicas para o ensino de língua e respectiva literatura, elaboração de proposta curricular no seu campo de atuação, assessoria cultural, crítica linguística e literária, dentre outros que envolvam a língua/linguagem/discurso, em termos de sua estrutura, funcionamento, manifestações culturais e sócio-históricas.

Perfil Profissional do Egresso

O egresso de Letras: Língua Portuguesa deve atender às demandas do mercado de trabalho, principalmente no que tange à uma formação consistente que assegure possibilidades de promover, no espaço da sala de aula, na escola como um todo e em seu entorno, ações que visem o desenvolvimento das competências inerentes à leitura e à escrita como necessárias para o exercício da cidadania e pleno desenvolvimento intelectual do cidadão.