Licenciatura em Letras: Português e Espanhol

Telefone: 75*3161-8742
E-mail: colegiadoespanhol@uefs.br
Site: http://letrasespanhol.uefs.br/
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA 23), Módulo II, Campus Universitário

O Curso na UEFS

O Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol foi criado em 1998, pela Resolução CONSU 07/98 e CONSEPE 28/98. A sua matriz curricular é distribuída em nove semestres, sendo organizada em torno de três núcleos estruturantes: Núcleo de Estudos de Formação Geral, Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos das Áreas de Atuação Profissional e Núcleo de Estudos Integradores.

Campos de Atuação

As competências desenvolvidas e/ou ampliadas ao longo do Curso de Letras: Português e Espanhol têm como foco preparar o profissional para atuar no cenário complexo da educação básica, podendo, portanto, trabalhar com o ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Literaturas de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa, e tradução, com ênfase nos desafios intrínsecos ao papel do professor frente às políticas públicas voltadas para a educação no Brasil.

Perfil Profissional do Egresso

O profissional licenciado em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio dos usos das Línguas Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, compreender as práticas sociais de leitura e escrita em suas dimensões pedagógicas, fazer uso de novas tecnologias digitais da informação e conceber sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional oriundo do Curso deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos, literários e pedagógicos inerentes à sua profissão.