Licenciatura em Letras: Português e Francês

Telefone: 75*3161-8913
E-mail: colef@uefs.br
Site: www.letraspf.uefs.br

Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA), Módulo II, Campus Universitário

O Curso na UEFS

A criação do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Francês se deu por meio da Assembleia Legislativa do Estado Bahia, sendo sancionada através da Lei Estadual nº 2.784 de 24/01/1970. O Curso obteve seu reconhecimento através do Decreto Federal nº 77.469 de 27/04/1976. Na Universidade Estadual de Feira de Santana, é oferecido na modalidade presencial, apresentando aulas nos turnos matutino e vespertino.

Campos de Atuação

O egresso do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Francês poderá atuar como professor da Educação Básica, tanto na área de ensino de Língua e Literatura Brasileira como Francesa/Francófona, desde o ensino fundamental (I e II) até o ensino médio, uma vez que o Curso tem o caráter de dupla habilitação. Os cursos de idiomas também são áreas de atuação possíveis. Mas, também, há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais, revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue.

Perfil Profissional do Egresso

Os profissionais devem ser interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as múltiplas linguagens, as diversas problemáticas inerentes às realidades educacionais do Ensino Fundamental II e Médio, especialmente, no que diz respeito ao ensino de língua materna e língua estrangeira. A formação intelectual do professor deverá pautar-se na reflexão e na ação, permitindo compreender o seu papel na sociedade como agente mobilizador e promotor do bem-estar coletivo.