Licenciatura em Música

Licenciatura em Música

Área de conhecimento: Letras e Artes
Modalidade: Licenciatura
Número de vagas: 28 (vinte e oito) vagas
Turno: Diurno
Oferta: Anual
Tempo mínimo para conclusão do Curso: 8 (oito) períodos (semestrais)
Telefone: 75*3161-8870
E-mail: licemus@uefs.br
Site: www.musica.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA 24), Módulo II, Campus Universitário

O Curso na UEFS

O Curso de Licenciatura em Música da UEFS teve sua primeira turma de alunos ingressos no ano 2011. Sua criação encontra amparo na antiga relação que a sociedade feirense tem com a música instrumental. O Curso, além do eixo Ensino, ainda conta com programas, projetos e ações de ensino e performance gratuitas de Extensão, abertas à comunidade, como workshops, palestras, rodas de bate-papo, aulas regulares, apresentações e concertos. Destacam-se: JAM na UEFS, Piano a Quatro Artes, Orquestra Sinfônica da UEFS, Produção Musical Aplicada, Grupo de Choro, Grupo de Percussão, Laboratório Experimental de Cordas Dedilhadas, Projeto Sons e Teclas. As Pesquisas são desenvolvidas em diferentes campos da música, como: Ensino de Música na Educação Básica; Formação de Professores de Música; Ensino Coletivo de Instrumentos; Educação Musical e Pensamento Afrodiaspórico; Música e Mídias Digitais; Musicologia Histórica, Etnomusicologia, Performance, Regência e Canto Coral; Processos composicionais em Música.


Campos de Atuação

O profissional formado no Curso de Música poderá atuar nos seguintes espaços/áreas: Escolas de Educação Básica, públicas e privadas; Escolas especializadas de Música; filarmônicas e fanfarras; Centros Culturais e espaços de produção artística; iniciativas de pesquisa no campo da música e das tradições musicais; formações artísticas como orquestras, cameratas, bandas, coletivos; estúdios musicais e de publicidade; produção musical ligada às mídias digitais; iniciativas ligadas à economia criativa e ao campo da música; produção cultural, entre outros.


Perfil Profissional do Egresso

O egresso do Curso deve ser dotado de domínio e competências específicas voltadas para práticas pedagógico-musicais e artísticas, comprometido com a realidade sociocultural na qual se encontra inserido. Deve apresentar também, capacidade de diálogo interdisciplinar com profissionais de outras áreas, para viabilizar a elaboração e a atuação conjunta em projetos artísticos, educacionais e/ou de pesquisa, de forma a estabelecer interfaces entre as diversas áreas de conhecimento e a música.