Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia

Área de conhecimento: Ciências Humanas e Filosofia
Modalidade: Licenciatura
Número de vagas: 45 (quarenta e cinco) vagas
Turno: Diurno
Oferta: Semestral
Tempo mínimo para conclusão do Curso: 8 (oito) períodos
Telefone: 75*3161-8078
E-mail: colped@uefs.br
Site: www.pedagogia.uefs.br
Localização do Colegiado: Módulo Administrativo (MA 45), Módulo IV, Campus Universitário

O Curso na UEFS

O Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana foi instalado em 1987, a fim de atender à demanda de formação superior exigida para o sistema de ensino da região geoeducacional de Feira de Santana, tendo seu projeto original datado de 1983 e aprovado pela Resolução CONSU 01/84 de 23/03/84. O Curso teve novo Projeto elaborado e passou por reformulações curriculares (Resolução CONSEPE nº 111/2019) após a Resolução CNE/CP nº 2/2015, de 01/07/2015, que ampliou e alterou aspectos contemplados na Resolução CNE/CP Nº 1, de 15/05/2006.

 

Campos de Atuação

O profissional pode atuar nos espaços escolares, tanto na docência, como na gestão escolar, coordenação e direção. Bem como, nos espaços não escolares, em todo trabalho desenvolvido fora do ambiente escolar com caráter pedagógico: o trabalho pedagógico nos hospitais, empresas, movimentos sociais, organizações comunitárias, sindicatos, instituições culturais e, ainda, no campo da comunicação e tecnologias educacionais.

 

Perfil Profissional do Egresso

O egresso em Pedagogia deve saber lidar com desafios do seu tempo, especialmente no que se refere à Educação Infantil e ao atendimento a estudantes público-alvo da Educação Especial, com uma sólida formação teórico-prática e uma perspectiva investigativa que considere a complexidade do trabalho pedagógico ao lidar com um público cada vez mais diverso. Deve saber, também, respeitar e contemplar a diversidade em sua prática pedagógica, estabelecer uma atitude questionadora e assertiva no exercício da cidadania. Ressignificar as formas de atuação profissional coerentes com o papel atribuído à Educação e ao conhecimento contemporâneo, assumindo, assim, seu compromisso social e garantindo a produção do conhecimento.